A força da gravidade ou gravitacional é a força que faz com que nossos corpos e todos os objetos fiquem no solo, sem flutuar. A descoberta e o estudo da força gravitacional foram feitos por Isaac Newton, cientista inglês que, ao observar por algum tempo as maçãs de uma macieira caindo no chão, começou pensar que talvez houvesse a mesma explicação tanto para o fato da maçã cair da árvore sempre na mesma trajetória, como para o fato da Lua girar em torno da Terra sem cair sobre ela. Complexo não é?
Mas vamos lá: a força gravitacional age sobre os corpos, conferindo-lhe o peso.Portanto, se não houvesse gravidade, os corpos não teriam peso. Os corpos celestes estão sujeitos à força da gravidade porque as massas se atraem. Isso explica o fato dos planetas do sistema solar, asteroides e estrelas girarem ao redor do Sol: sua força de atração é imensa. A explicação é a mesma para o fato da Lua girar ao redor da Terra sem ficar “perdida no espaço”.
E existe diferença entre peso e massa? Sim, existe! O peso nada mais é que a força da gravidade agindo sobre os corpos, mas a massa representa a quantidade de matéria presente em um determinado corpo. Por exemplo: quando pesamos batatas, ou laranjas, ou quando você se pesa, na verdade estamos verificando qual é a quantidade de massa desses corpos.
E a força gravitacional influencia até os mares. Os pescadores e outras pessoas que dependem do mar para desenvolver algum trabalho sabem que a Lua influencia nas marés e não tem nada de mágico nisso, é tudo física! O que ocorre é que a força da gravidade da Lua atrai os oceanos, fazendo com eles subam ou desçam à medida que a Lua gire em torno da Terra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário