OS GARISNAT EXISTEM PARA SALVAR O PLANETA TERRA. Nós fazemos a nossa parte. E, você?

OS GARISNAT EXISTEM PARA SALVAR  O PLANETA TERRA. Nós fazemos a nossa parte. E, você?
PLANTANDO UMA ÁRVORE, CUIDAMOS DA SAÚDE DO PLANETA E NOSSA!

LUTEMOS POR UM PLANETA JUSTO, SOLIDÁRIO e SUSTENTÁVEL!

LUTEMOS POR UM PLANETA JUSTO, SOLIDÁRIO e SUSTENTÁVEL!
Associação GARISNAT_ÁguaLimpa_TerraViva_planetaharmonia

terça-feira, 16 de agosto de 2016

A importância do urubu para o meio ambiente:


O urubu com certeza é uma ave pouco apreciada. Quando vemos um sabemos que por perto deve ter muito lixo ou algum bicho morto. Mas apesar de ser algo bem nojento para nós, isso é super importante para o meio ambiente. O urubu ajuda a manter a natureza limpinha.
O urubu é um animal necrófago, ou seja, que se alimenta de carne em putrefação. Ao comer restos de outros bichos, ele faz uma espécie de limpeza nos locais onde vive, eliminando do meio ambiente a matéria orgânica em decomposição.
Como não conseguem caçar, pois suas garras não tem essa agilidade, para encontrar a refeição eles contam com olfato e visão apurados. São capazes de ver um bicho morto a 3 mil metros de altura e de sentir o cheiro da carniça a 50 quilômetros de distância. Aí, fica voando em círculos e planando até ter certeza de que o local está seguro para se alimentar com calma.
E para deixar tudo ainda mais nojento, pelo menos para nós, como ele não consegue transpirar, o urubu usa uma estratégia para evitar que a temperatura do seu corpo suba muito. Ele faz coco e xixi nas próprias penas. Isso mesmo! O cheiro fedorento também ajuda a afastar os predadores. Quando estão no chão e se sentem ameaçados, eles vomitam para perder peso e alçar voo mais rápido!
Uma ave nada delicada, não é verdade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário