No Brasil e no mundo:
Sabia que existem peixes perigosos e venenosos que podem matar o ser humano? Nem todo peixe é inofensivo, nem pode ser comido sem problemas. São peixes peçonhentos que causam muitos problemas no Brasil e do mundo.
No Brasil, podemos citar o bagre marinho. Eles podem ser identificados pela presença de bigodes, chamados de barbilhões. Seu veneno é encontrado em ferrões, que ficam nas nadadeiras, nas glândulas e no muco de sua pele. Se você estiver na praia, e pisar num bagre sem querer, mesmo que ele esteja morto, você pode ser envenenado pelos seus ferrões. A dor é intensa e pode causar vomito, febre, inchaço, paralisia e até necrosar a pele. Mas atenção, não retire o ferrão, não use substancias e procure um hospital o mais rápido possível. É possível que seja necessário tomar uma vacina antitetânica.
Mas apesar de ser venenoso e perigoso, é um peixe que se for tratado adequadamente, e tirado os ferrões e veneno, é muito saboroso e saudável para a alimentação. Mas é preciso saber fazer a limpeza antes de consumir.
Outro peixe muito consumido, mas que se não for tratado adequadamente e também pode matar por envenenamento, é o baiacu, ou fugu, como é conhecido no Japão. Por lá, o prato já foi até proibido. E o cozinheiro precisa ter licença do governo para prepará-lo. É necessário ter habilidade para retirar o fígado, que é onde fica alojado o seu veneno, a tetrodoxina, sem que este contamine o restante da carne. O veneno ataca o sistema nervoso central e não possui antidoto. E por lei, não se pode levar o fígado no lixo comum. Joga-se numa lata com cadeado, e uma vez ao dia, uma empresa especializada vem buscar para incinerar, a fim de não contaminar pessoas, a água, a terra etc..
Fonte: Varejão do Estudante
Nenhum comentário:
Postar um comentário