OS GARISNAT EXISTEM PARA SALVAR O PLANETA TERRA. Nós fazemos a nossa parte. E, você?

OS GARISNAT EXISTEM PARA SALVAR  O PLANETA TERRA. Nós fazemos a nossa parte. E, você?
PLANTANDO UMA ÁRVORE, CUIDAMOS DA SAÚDE DO PLANETA E NOSSA!

LUTEMOS POR UM PLANETA JUSTO, SOLIDÁRIO e SUSTENTÁVEL!

LUTEMOS POR UM PLANETA JUSTO, SOLIDÁRIO e SUSTENTÁVEL!
Associação GARISNAT_ÁguaLimpa_TerraViva_planetaharmonia

sábado, 13 de abril de 2019

PEIXES COMESTÍVEIS E VENENOSOS:

No Brasil e no mundo:

Sabia que existem peixes perigosos e venenosos que podem matar o ser humano? Nem todo peixe é inofensivo, nem pode ser comido sem problemas. São peixes peçonhentos que causam muitos problemas no Brasil e do mundo.

No Brasil, podemos citar o bagre marinho. Eles podem ser identificados pela presença de bigodes, chamados de barbilhões. Seu veneno é encontrado em ferrões, que ficam nas nadadeiras, nas glândulas e no muco de sua pele. Se você estiver na praia, e pisar num bagre sem querer, mesmo que ele esteja morto, você pode ser envenenado pelos seus ferrões. A dor é intensa e pode causar vomito, febre, inchaço, paralisia e até necrosar a pele. Mas atenção, não retire o ferrão, não use substancias e procure um hospital o mais rápido possível. É possível que seja necessário tomar uma vacina antitetânica.
Mas apesar de ser venenoso e perigoso, é um peixe que se for tratado adequadamente, e tirado os ferrões e veneno, é muito saboroso e saudável para a alimentação. Mas é preciso saber fazer a limpeza antes de consumir.
Outro peixe muito consumido, mas que se não for tratado adequadamente e também pode matar por envenenamento, é o baiacu, ou fugu, como é conhecido no Japão. Por lá, o prato já foi até proibido. E o cozinheiro precisa ter licença do governo para prepará-lo. É necessário ter habilidade para retirar o fígado, que é onde fica alojado o seu veneno, a tetrodoxina, sem que este contamine o restante da carne. O veneno ataca o sistema nervoso central e não possui antidoto. E por lei, não se pode levar o fígado no lixo comum. Joga-se numa lata com cadeado, e uma vez ao dia, uma empresa especializada vem buscar para incinerar, a fim de não contaminar pessoas, a água, a terra etc..
Fonte: Varejão do Estudante

quinta-feira, 11 de abril de 2019

LIXO TECNOLÓGICO:

Informativo #garisnat
#desafiodolixo

Seus efeitos no meio ambiente! Qual a importância do descarte correto do lixo eletrônico?


Vivemos atualmente em uma crescente oferta de produtos tecnológicos, desta forma, o avanço da produção e a possibilidade de inserção mundial desses produtos fizeram com que a população tivesse acesso às novas tecnologias rapidamente, gerando, como consequência, o acúmulo desses produtos, pois nem sempre as indústrias possuem uma política de recolhimento.
Assim, são descartados diariamente, e de forma desregulada, um grande número de produtos tecnológicos, a exemplo: celulares, pilhas, baterias, computadores, dentre outros. Esse descarte de forma irregular faz com que substâncias que compõe a matéria-prima desses produtos sejam absorvidas pelo solo, gerando, assim, uma contaminação descontrolada, causando um grande impacto ambiental, como poluição das águas, solo, ar e a contaminação das plantas e dos animais, pois grande parte do que é utilizado na fabricação dos produtos tecnológicos são recursos não renováveis.
Dentre os principais danos causados pelo lixo eletrônico ao meio ambiente, temos a contaminação por metais pesados, os aterros sanitários e os danos causados à saúde pública, pois os metais estão compostos por substâncias poluentes, que afetam a qualidade do solo, da água, dos rios e dos lençóis freáticos, tendo em vista que, estes são descartados de forma irregular em aterros sanitários, estando acessível à população que vive no entorno desses aterros, ou aqueles que, sobrevivem recolhendo esses resíduos.
Neste sentido, a Lei nº 12.305/2010, que instituiu no Brasil a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), proíbe o descarte de qualquer lixo em locais inadequados, desta forma, se faz necessária à conscientização da população, por meio da Educação Ambiental, ensinando como se faz a realização correta do descarte desses eletrônicos, todavia, para que haja essa conscientização é fundamental que a população tenha acesso às políticas governamentais, voltadas para a Educação Ambiental.
É que, a Política Nacional de Resíduos Sólido, tem como fundamento, a pratica do consumo sustentável, incentivando a reciclagem, a reutilização e o reaproveitamento dos resíduos sólidos, além de dispor da destinação adequada dos produtos. Estando fundamentado no artigo 33 da Política Nacional de Resíduos Sólido, que assevera o seu conceito como versa o dispositivo abaixo:
“Art. 33. São obrigados a estruturar e implementar sistemas de logística reversa, mediante retorno dos produtos após o uso pelo consumidor, de forma independente do serviço público de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos, os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de:
I - agrotóxicos, seus resíduos e embalagens, assim como outros produtos cuja embalagem, após o uso, constitua resíduo perigoso, observadas as regras de gerenciamento de resíduos perigosos previstas em lei ou regulamento, em normas estabelecidas pelos órgãos do Sisnama, do SNVS e do Suasa, ou em normas técnicas;
II - pilhas e baterias;
III - pneus;
IV - óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens;
V - lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista;
VI - produtos eletroeletrônicos e seus componentes. ”
Então, qual a importância do descarte correto do lixo eletrônico?
Diante do que observamos ao longo do texto, o único caminho para que se realize o descarte correto do lixo eletrônico é investir em programas de reciclagem nas fábricas e indústrias, além de Políticas Públicas voltadas à Educação Ambiental junto à população.
Sendo fundamental que as empresas obtenham incentivos, para que possam realizar o descarte correto, evitando assim, os danos causados pelo lixo eletrônico ao meio ambiente, principalmente porque muitas empresas ainda não possuem programas de logística reversa. Ademais, que tenhamos em nossas cidades postos de descarte mais acessíveis, para que possamos realizar o descarte correto do lixo eletrônico.
Por fim, o controle e o adequado manejo do lixo eletrônico são hoje um dos principais desafios da nossa sociedade, tendo em vista que, essa é uma questão de fundamental importância, tanto para a saúde, quanto para a preservação do meio ambiente.


Fonte: Jusbrasil
Lorena Lucena