OS GARISNAT EXISTEM PARA SALVAR O PLANETA TERRA. Nós fazemos a nossa parte. E, você?

OS GARISNAT EXISTEM PARA SALVAR  O PLANETA TERRA. Nós fazemos a nossa parte. E, você?
PLANTANDO UMA ÁRVORE, CUIDAMOS DA SAÚDE DO PLANETA E NOSSA!

LUTEMOS POR UM PLANETA JUSTO, SOLIDÁRIO e SUSTENTÁVEL!

LUTEMOS POR UM PLANETA JUSTO, SOLIDÁRIO e SUSTENTÁVEL!
Associação GARISNAT_ÁguaLimpa_TerraViva_planetaharmonia

domingo, 3 de janeiro de 2016

RESILIÊNCIA DAS CIDADES COSTEIRAS:

 Você sabe o que é isso?!?


Balneário Camboriú na década de 1940 Arquivo Histórico
A resiliência é um dos conceitos mais importantes na ecologia. Existe um clássico exemplo para você entender o que significa. Imagine uma destas borrachinhas que você utiliza para guardar dinheiro. Se você esticar e retrair a borrachinha continuamente ela perderá sua elasticidade e poderá inclusive arrebentar. Pois, na natureza é assim também que funciona.
Imagine Balneário Camboriú na década de 1930. Praticamente a praia e seus ambientes associados estavam praticamente em estado natural. Com o tempo, o processo de urbanização e o intenso e repetido período de veraneio com a chegada de milhões de turistas alterou de forma significativa aquele ambiente natural. Perdeu-se assim a elasticidade do ambiente natural, visto que ele não consegue mais retornar ao seu estágio inicial.

Balneário Camboriú 2015 Fonte: Google Imagens
O problema é que com o passar do tempo, praticamente iremos perder toda a originalidade não só do ambiente original, mas inclusive daquele do ano anterior. Logo, passa a ser fundamental que possamos planejar o presente e o futuro das cidades por meio de leis que permitam a sua conservação e o seu desenvolvimento de forma ordenada e a longo prazo.
Cada um de nós podemos fazer um pouco para que essa situação possa melhorar. Inicie observando melhor o ambiente na sua volta. Repare nas montanhas, na Mata Atlântica, nas mudanças diárias da praia, na cor do mar. Veja o que acontece depois de um dia de chuva. Conte quantos dias do verão a praia está com a placa de imprópria.
Se repetidamente entendermos como funciona o ambiente iremos entender também se o poder público do município em que você mora está realmente preocupado com sua qualidade de vida. Além disso, com a qualidade ambiental do lugar onde você mora.
Afinal do que adianta alguém morar em um bairro ou em uma avenida à beira-mar com casas e apartamentos valendo milhões de reais, se o ambiente do entorno for caótico…
Neste ano de 2016 teremos eleições para prefeitos e vereadores. Você tem até outubro para entender melhor o que está acontecendo na sua cidade e tomar uma sábia decisão.
Não se esqueça que o futuro de você e dos seus filhos, netos e bisnetos…depende muito de VOCÊ!



Nenhum comentário:

Postar um comentário