Qual é?
Quando se fala em animais venenosos o que vem à nossa cabeça é a cobra. Apesar de ter algumas espécies bem perigosas, o animal número 1 (um) dessa lista não pertence a esses animais vertebrados. O animal mais venenoso no mundo é uma água viva, conhecida como Água-viva-caixa-australiana (Cubozoa).
Estima-se que pelo menos 100 pessoas são mortas por ano devido a esse pequeno bicho assassino. Seu veneno atinge o coração, o sistema nervoso da vítima e as células da pele. O pior de tudo é que ele é tão doloroso que a vítima entra em choque, se afoga ou falece de parada cardíaca antes mesmo de sair da água. Os sobreviventes podem sofrer dores excruciantes durante dias após o contato com a água-viva-caixa-australiana.
O segundo lugar fica com Cobra-real. Essa cobra é a mais longa do mundo entre as venenosas, sendo encontrada principalmente na Ásia. Sua toxina é tão forte que é capaz de matar um elefante-africano em poucas horas. Diferente das outras, a cobra-real consegue injetar cinco vezes mais toxina com uma única picada.
É também das águas o terceiro animal mais venenoso: O polvo de anéis azuis (Hapalochlaena). Apesar de pequeno – ele tem aproximadamente 20 cm – sua toxina é tão forte que pode matar 26 adultos em questão de minutos, e não há nenhum tipo de antídoto! Sua coloração costuma ser amarela, mas ele altera para azul quando está no modo agressivo.
Você conhece outros animais venenosos?
Escreva para: garisnat@gmail.com
Fonte: Varejão do estudante